Qual a importância do registro de marca?

A marca é o elo de ligação entre o seu negócio e o cliente, é ela que identifica e diferencia sua empresa das demais. Por isso deve ser entendida como o referencial de qualidade do seu produto ou serviço e é considerada um dos patrimônios mais importantes de uma empresa.

Assim, o registro da marca é a única forma de protegê-la contra a concorrência. Para tanto, é preciso solicitar o registro junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

O registro garante ao proprietário o uso exclusivo da marca em todo território nacional, que pode ser estendido a 137 países, em razão da Convenção da União de Paris de 1883. Então, ao proteger a marca, o empresário terá assegurado seu direito de explorar e usufruir dos benefícios gerados.

Dessa forma, qualquer pessoa física ou jurídica que esteja exercendo atividade legalizada pode requerer o registro de uma marca, que terá duração inicial de 10 anos, podendo ser prorrogada.

Inclusive, o registro garante o direito a anterioridade, ou seja, quem registrou primeiro possui o direito à marca caso outra pessoa tente registrar uma marca igual ou semelhante a sua.

Por essa razão, é importante providenciar o registro o quanto antes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *